domingo, 17 de junio de 2007

Os Sufis







Como estão a ouvir uma música sufi, vou deixar aqui esta pequena postagem para os que não conhecem.

Esta música toca-se para o Sema, ou dança sagrada dos derviches giradores, executa-se na Semahane (sala de dança). O derviche vai vestido com uma túnica branca, a cor do luto no oriente e de um tocado cilíndrico de pelo de camelo, símbolo da pedra tumular. A mão direita levantada para o céu para recolher a graça divina que transmite à terra com a mão esquerda virada para o chão. Gira sobre o pé esquerdo traçando um círculo à volta da pista para chegar à êxtase que lhe permite unir-se a Deus. Esta dança representa a rotação dos planetas à volta do sol. O círculo também é símbolo da Lei religiosa da comunidade muçulmana e os raios simbolizam os caminhos que levam ao centro onde está a verdade suprema, o deus único que é a própria essência do Islão.

O Sufismo é uma filosofia da vida, uma fonte de conhecimento. Não é uma religião nem um culto, não é uma obrigação imposta por meio de dogmas. A Tradição Sufi é uma sabedoria antiga que está nos cimentos de todas as religiões, embora seja dissidente de todas elas.
É uma ciência actual, aplicável em qualquer momento e situação e pode ser levada por qualquer pessoa independentemente da sua condição. Não exige retirar-se do mundo e dos seus problemas, pelo contrário utiliza-os para intentar o desenvolvimento do indivíduo, adaptando-se a cada momento histórico.
Alguns dos seus mais importantes sábios e mestres chegaram a ser muito conhecidos no Ocidente, foram muito influentes na sua época e o seu conhecimento chegou até aos nossos dias: como Ibn Arabi, nascido na Múrcia muçulmana do século XII, Omar Khayyan poeta Persa também do século XII e Rumi, místico e visionário do Afeganistão do século XIII.

7 comentarios:

avelaneiraflorida dijo...

Já tinha ouvido , lido alguma coisa, sobre os sufis mas esta explicação ajudou-me a relembrar algo mais!!!

Como vê, Ema não me vai conseguir decepcionar!!!!

Bjks

Ema Pires dijo...

Nao a quero decepcionar de nenhuma maneira. Espero seguir a atraer a sua atençao e ter o grande prazer das suas visitas.
Até breve

Joana DÁrc dijo...

Boa noite Ema, o pouco que sabia de Sufismo ficou agora mais rico.
Belo post.

Boa semana de trabalho.

ADM dijo...

Bom post, grande conhecimento.
Kiss

Ema Pires dijo...

Obrigada Luis. A questao é que viví em países árabes e gosto muito dessas culturas. Actualmente no mundo occidental só se vê integrismo e terrorismo, e a realidade nao é essa, senao o que nos querem fazer ver os meios de comunicaçao americanos como a CNN. Simplesmente quero partilhar essa parte cultural du mundo árabe e também africano.
Obrigada por vistarme.
Um abraço

papagueno dijo...

gosto da sabedoria Sufi, já postei alguma poesia e txtos sufis, mas não tenho ainda grandes conhecimentos sobre o assunto.
jinhos.

Ema Pires dijo...

Amigo Papagueno,
É algo que me interessa há muito tempo. Já postarei mais poesia Sufi.
Obrigada pela visita.
Bjnhos.