viernes, 28 de agosto de 2009

Uma viagem por Marrocos I - Chefchaouen

Talvez por ter muitas saudades deste lindo país, ainda não quis falar dele por todas essas recordações que me vêm à memória. Vivi lá quase 30 anos, na cidade de Casablanca.
Marrocos é um país de contrastes, pode-se estar a esquiar na neve de manhã e pela tarde tomar um banho no mar. Passando de paisagens de montanhas a desertos. As paisagens são espantosas.
Também é um lugar cheio de vestígios históricos, de legendas muito antigas, onde convivem o modernismo e os costumes ancestrais.
O povo marroquino é particularmente hospitalário e tolerante. Em Marrocos convivem muçulmanos, judeus, católicos e pessoas de todas as nacionalidades. No vale de Ourika ainda há pequenas aldeias judias.
Tenho de mencionar a deliciosa e sofisticada cozinha marroquina, classificada entre as primeiras do mundo. Uma cozinha mediterrânica, preparada com produtos naturais do país e de excelente qualidade; um verdadeiro deleite para o paladar.
Passear por uma Medina é um verdadeiro prazer para os sentidos, com os cheiros e as cores das especiarias, da flor de laranjeira, do jasmim...
Vou deixar aqui algumas fotografias, começando pelo norte, dando um passeio pelos sítios que eu mais gosto.
--------------------------
Chefchaouen (شفشاون) é uma cidade do Noroeste de Marrocos situada ao pé dos jebels Kelaa e Meggou, que formam o jebel Ech-Chefchaouen na cordilheira do Rif. Está situada a 600 m de altitude.
No final do século XV os Árabes (Andaluzes) expulsados de Espanha instalaram-se aqui e a cidade prosperou. As casas pintadas de azul dao ao lugar uma impressao de irrealidade.




Nesta aldeia, na época do Ramadão, pode-se comer a melhor Harira de Marrocos. A Harira é uma sopa para cortar o jejum: leva lentilhas, grão, cordeiro, farinha, tomate, coentros, cominhos, curcuma, cebolinho... Uma delícia para o paladar.

3 comentarios:

Cila dijo...

Olá Ema!
Que imagem tão bonita transmites de Marrocos!
Fiquei com vontade de conhecer melhor esse reino mágico.
Bjo
Cíla

Ema Pires dijo...

Querida Cila,
Isto será só o princípio, vou continuar de Norte a Sul e verás que é mesmo um país para visitar. Muitas vezes sentes-te no país da Mil e uma Noites.
Beijinhos

Siry Pérez dijo...

Excelente post, maravillosas imágenes que muestran un Marruecos que inspira conocer.

Seguiré viendo los demás post de Marruecos