domingo, 30 de agosto de 2009

Moulay Idriss e Volubilis (Viagem por Marrocos II)

Moulay Idriss
Rua da cidade

Mesquita

Interior da Mesquita

Rua

Volubilis - Arco de Caracalla


Ruinas romanas

Mosaicos
Volubilis (وليلي‎) é uma antiga cidade romana do Norte de Marrocos, situada a uns 33 km a noroeste de Meknez, ao pé do monde Zerhun, e a 4 km de Mulay Idris, a cidade santa de Marrocos. É certamente o jazigo arqueológico romano mais bem preservado desta área do norte de África. Foi incluído na lista do Património da Humanidade da Unesco em 1977. Por outra parte o lugar é espantoso.

A cidade parece ter sido fundada pelos cartagineses no século III a. C. O nome Oulili, pode ser uma deformação de «oualili» ('adelfas' em Berbere – volubilis em Francês). Num certo momento fez parte do reino de Mauritânia e foi uma das capitais reais de Juba II. Após o assassinato do rei Ptolomeu pelo imperador Caligula, no ano 40, Volubilis passa a fazer parte da província de Mauritânia Tingitana e foi governada por duúnviros.
Foi uma cidade próspera que produzia em particular azeite e trigo e devido a essa prosperidade foi dotada de magníficas construções.

1 comentario:

Siry Pérez dijo...

Impresionante mosaico, el diseño de la mezquita con tanta cantidad y calidad de detalles, me resulta muy interesante esa forma de expresión artística, me encantó este post muy ilustrativo.