miércoles, 10 de diciembre de 2008

Os Dogon 2ª parte








Un amigo blogger pediu-me ampliar algo mais esta postagem, e para ele deixo aqui este 2ª pequena parte sobre o que ele me perguntou.




Segundo a legenda, o primeiro ancestre beneficiou-se das bendiçoes e dos conselhos de Deus, Amma, para a sua viagem. O ferreiro cavaleiro construiu uma arca com forma de cesto e com tudo o que era necessário para o homem: unidades de medida, figuras geométricas, material de forja, ferramentas, sementes…
A arca foi suspendida por um fio de ferro ou de cobre e levada para um lugar que seria o lago Debo, onde o solo era seco. O Nommo (ancestre) transformou-se em cavalo para tirar a arca até um lugar que a chuva inundou e a arca flutuou como uma piroga.
Esta representação simbólica da arca encontra-se no povo Dogon em forma de sugador paralelepípedo com duas asas que representam a cabeça e a cauda do cavalo.


Cosmogonia Dogon
Os Dogons crêem num Deus único, Amma. Este Deus criou a terra e fez dela a sua a sua esposa e esta deu-lhe um filho, Yurugu ou « Raposa pálida». Este filho era um ser imperfeito que só conhecia a primeira palavra, a língua secreta sigi so. A terra deu depois ao Amma um segundo filho chamado Nommo, que era macho e fêmea ao mesmo tempo. Mestre da palavra, ensinou aos primeiros ancestres dos homens, 4 pares de gêmeos nascidos de um segundo casal criado com argila pelo Amma.
Os Dogons consideram que a origem do mundo vem de uma estrela chamada Digitaria, vizinha de Sirius. Seria a mais pequena e a mais pesada das estrelas e contendo a semente de todas as coisas.

6 comentarios:

Carilisve dijo...

¡Hola Ema!
Me fascina ese tipo de historias.
Las fotos que colocas, como siempre espectaculares.

Un beso desde este lado del mundo

Ema Pires dijo...

Querido amigo Carilisve,
Muchísimas gracias. Cada vez que recibo un comemtario como el tuyo, me animo a conmtinuar.
Un abrazo desde Lisboa donde estou en estos momentos.

vieira calado dijo...

Olá, amiga!

O que é certo é que essa estrela existe e é totalmente invisível.

Muito se tem falado sobre o assunto.

Eu próprio o farei, na minha astronomia, daqui a uns tempos.

Desejo-lhe um BOM NATAL

Gasolina dijo...

Desejo-te um óptimo Natal!

Que o teu fogo ilumine a tua árvore.

Um beijo Amiga de Fogo

- Moisés Correia - dijo...

"A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma bênção de Deus".

" UM FELIZ ANO DE 2009 "

Carilisve dijo...

¡Hola amiga!
Recibí tus correos y tu tarjeta virtual, muchas gracias.

Te deseo mucha salud, felicidad y prosperidad para ti y tus seres queridos.

Ya estamos de retorno después de nuestra voluntaria desconexión del mundo.

Te dejo un besote.