Nesta série sobre vulcões, não podia faltar o vulcão do Fogo. Este é o meu preferido e o que conheço melhor por lá ter estado muitas vezes. É para mim um lugar absolutamente mágico. A última erupçao teve lugar em Abril de 1995.
A ilha do Fogo é toda ela um enorme estratovulcão, cónico de ladeiras íngremes que culmina a 2.829 m por cima do nível do mar, isto é, a uns 8000 m por cima do fundo oceânico.
Mas não foi sempre assim. Durante várias dezenas de milhares de anos, a ilha vulcão, que era então um vulcão-escudo, culminava a 3.500 ou 4.000 m de altitude. Há mais de 10.000 anos, após a queda de uma gigantesca câmara magmática ou a criação de grandes fracturas Norte-Sul e a multiplicação dos dykes de alimentação deste estratovulcão, ou com a variação do nível do mar, ou tudo junto, um enorme volume de materiais colapsou e caiu no mar para Leste. Isto deve ter provocado tsunamis. Ficou uma enorme caldeira aberta para o mar de uns 10 km de diâmetro. Do vulcão primitivo permanece actualmente na caldeira um pequeno pico chamado Monte Amarelo. A pouco e pouco apareceu um novo sistema vulcánico: o Chã das Caldeiras actual. O Pico do Fogo é o cone mais importante.
Uma falésia em meio círculo de 800 a 1.000 m altura e de 20 km de comprimento, a Bordeira; um cone perfeito ladeado de vulcões adventivos; uma planície negra com vários picos vulcânicos, fumarolas, campos de lavas torcidas, vides, que dão o famoso Vinho do Fogo, campos e duas minúsculas aldeias (Portela e Bangaeira), num cenário negro, mágico e magnífico.
10 comentarios:
Lindo post...
Beijos...
Amiga Alice,
Obrigada pela visita.
Um abraço
Hola
Ahora que estás convertida en toda una "vulcanóloga" (jejeje), no podía faltar este volcán.
Por la descripción que ofreces, debe ser un volcán gigantesco e impresionante a la vista.
Es un privilegio ver un volcán y más aún activo.
Aquí en Venezuela no existen volcanes, existe algo llamado Volcán de lodo de Yagrumito,pero no es realmente un volcán.
En mi vida solo he visto dos volcanes y desde muy lejos, el Teide en las Islas Canarias y el Popocatepetl en México.
Saludos
Amiga que maravilla de post, este me fascinó realmente, ver esas imágenes con la magestuosidad de la naturaleza me impresionó.
La explicación ha sido excelente, según leía me sentía justo allí en África, debe ser un lugar encantador.
Feliz semana
Hola Ema!! y hola a todos los comentaristas:
A pasitos voy retomando esto del mundo blog... cuando dejás un poco la esfera, se dificulta un poco el retorno (en mi...).
Además de saludarte, quería pedirte si podés actualizar el enlace de mi blog que tenés en la sidebar y en lugar del que tiene, poner http://www.tiadoc.com
Es que ahora utilizo wordpress, y como el de blogger no lo voy a actualizar... quiero que cobre vida el dominio...
Un abrazo y muchas gracias.
PD: es hermosa la música que suena.
Espléndidas fotografías, Ema, y aunque me cuesta un poco por mi básico conocimiento del idioma, las descripciones las acompañan con acierto.
Abrazos,
Muito interessante, esta descrição dos vulcões e lava.
Gostei de ficar a saber muitas coisas que eu ignorava.
Passei dois anos em Cabo Verde, mas nunca fui à Ilha do Fogo.
O vulcão de que estive mais próximo foi o Vesúvio, em Itália, e mesmo assim, a uma distância considerável...
Um bom resto de tarde.
Beijinhos
Mariazita
Hola Tia Doc,
Cuanto tiempo sin tí por la blogosfera! Ya te eché en falta muy a menudo.
He estado en tu nuevo blog, pero no he podido dejar un comentário en ningún siio.
Gracias por tu visita y bienvenida de nuevo.
Un abrazo
A descoberta da minha vida. Como o mundo e pequeno! pelo que entendi, o seu nome e Ema. Sabe uma coisa? Somos primos, pois sou neto de Henrique Pires, conhecido por "Henrique Tongom". O meu pai e Joao e faleceu em 1982.
Meu email e :claudonas@hotmail.com
A descoberta da minha vida. Como o mundo e pequeno! pelo que entendi, o seu nome e Ema. Sabe uma coisa? Somos primos, pois sou neto de Henrique Pires, conhecido por "Henrique Tongom". O meu pai e Joao e faleceu em 1982.
Meu email e :claudonas@hotmail.com
Publicar un comentario