sábado, 31 de enero de 2009

Vulcões de África (IV) O Pico do Fogo (Cabo Verde)






Nesta série sobre vulcões, não podia faltar o vulcão do Fogo. Este é o meu preferido e o que conheço melhor por lá ter estado muitas vezes. É para mim um lugar absolutamente mágico. A última erupçao teve lugar em Abril de 1995.

A ilha do Fogo é toda ela um enorme estratovulcão, cónico de ladeiras íngremes que culmina a 2.829 m por cima do nível do mar, isto é, a uns 8000 m por cima do fundo oceânico.

Mas não foi sempre assim. Durante várias dezenas de milhares de anos, a ilha vulcão, que era então um vulcão-escudo, culminava a 3.500 ou 4.000 m de altitude. Há mais de 10.000 anos, após a queda de uma gigantesca câmara magmática ou a criação de grandes fracturas Norte-Sul e a multiplicação dos dykes de alimentação deste estratovulcão, ou com a variação do nível do mar, ou tudo junto, um enorme volume de materiais colapsou e caiu no mar para Leste. Isto deve ter provocado tsunamis. Ficou uma enorme caldeira aberta para o mar de uns 10 km de diâmetro. Do vulcão primitivo permanece actualmente na caldeira um pequeno pico chamado Monte Amarelo. A pouco e pouco apareceu um novo sistema vulcánico: o Chã das Caldeiras actual. O Pico do Fogo é o cone mais importante.

Uma falésia em meio círculo de 800 a 1.000 m altura e de 20 km de comprimento, a Bordeira; um cone perfeito ladeado de vulcões adventivos; uma planície negra com vários picos vulcânicos, fumarolas, campos de lavas torcidas, vides, que dão o famoso Vinho do Fogo, campos e duas minúsculas aldeias (Portela e Bangaeira), num cenário negro, mágico e magnífico.

jueves, 29 de enero de 2009

Vulcões de África (III) O Nyiragongo





O Nyiragongo é um vulcão situado na República Democrática do Congo. Numa das suas ladeiras está a cidade de Goma. O nome deste vulcão significa “deita fumo”. Tem uma altura de 3465 m.
Está no Rift africano e faz parte de uma cadeia vulcânica chamada Virunga, que compreende oito estratovulcões. O Nyiragongo é o único vulcão activo.
Existem diferentes tipos de vulcões com várias formas de cones e torrentes de lava. O Nyiragongo é um estratovulcão. Tem um cone formado por vários torrentes de lava e camadas constituídas por projecçoes, como as cinzas e os lapilis, chamados camadas piroplásticas.
É um dos mais activos do mundo e entrou em erupção mais de 50 vezes nos últimos 150 anos. Em 2002 um rio lava destruiu 40% da cidade de Goma.

domingo, 25 de enero de 2009

Vulcões de África (II) Ol Doinyo Lengal (Tanzânia)




O Ol Doinyo Lengai é um vulcão que se encontra situado a Sul do lago Natron, no extremo sul do braço oriental do Grande Vale do Rift, a noroeste da Tanzânia.
O Ol Doinyo Lengai é famoso por ser o único vulcão a ter lançado tefra (magma) e lavas cuja composição de carbonatos é única. Com uma viscosidade bastante semelhante à da água, devido ao baixo consumo conteúdo de sílice, esta lava é a mais fluida do mundo, e também a mais fria, com temperaturas de só 590ºC. Esta lava flui negra durante o dia, arde com uma cor vermelha intensa de noite e volta-se branca quando entra em contacto com a água.

Ol Doinyo Lengai significa em língua masai a "A montanha de Deus".

lunes, 19 de enero de 2009

Vulcões de África (I) O vulcão Dallol (Etiopia)



O deserto de Danakil, situado dentro da depressão de Afar, na parte oriental de Etiópia, é um dos pontos mais quentes e mais inhóspitos do planeta com temperaturas diurnas que podem chegar a 60 graus centígrados. Nesta zona situada a uns 60 metros por baixo do nível encontra-se o vulcão Dallol, que oferece uma paisagem espantosa, com fontes ardentes com uma gama de cores brilhantes incríveis. Vão de cor de laranja até ao verde, passando pelo branco e o amarelo vivo, devido ao enxofre e a outros minerais. Estas formações de minerais que saem das entranhas da terra criam um panorama que parece de outro planeta.



Esta depressão está habitada desde sempre pela etnia Afar, cuja principal actividade é a extracção do sal. As gigantescas caravanas de sal que cada dia atravessam o deserto, também são um espectáculo em si próprias.

Foi na depressão de Danakil, que alcança os 380 metros por baixo do nível do mar que foi descoberto em 1947 o famoso hominídeo “Lucy”, datado de 3.2 milhões de anos.

Esta será uma série sobre vulcões de África. Adoro os vulcões, atraem-me e quando posso vou visitar algum. Tenho em minha casa uma série de lavas trazidas de vários sítios.
são experiências inesquecíveis; momentos onde parece que estamos muito próximos da nossa mãe terra, fonte de vida, mas também de destruição.